sexta-feira, 20 de setembro de 2013

7° Ano - prova sobre pronomes adaptadas do Sala de atividades


Leia a piada.
Resposta Certa
A professora vira para a classe e pergunta:
- Joãozinho, me diga um pronome pessoal do caso reto?
- Eu não professora, pergunta pra turma do fundão! – responde Joãozinho, apontando pro Zezinho.
- Nós não sabemos professora, pergunte pra elas! – apontando para as amigas Aninha e Lúcia.
- Se tu não sabeis ficais calados! – responderam as meninas.
 


1-                  Os alunos que responderam a pergunta da professora foram:
a)                  Joãozinho e Zezinho.
b)                 Joãozinho e Aninha.
c)                  Joãozinho e Lúcia.
d)                 Todos eles.
2.  Os pronomes pessoais empregados nesse texto são do caso:
a)  obliquo.
b) reto.
c) tratamento.
d) oblíquo e reto.
3. Os pronomes retos empregados nesse texto são:
a) eu, tu, elas, nós
b) eu, tu, ele, nós.
c) eu, tu, vós, nós.
d) eu, eles, nós.
4. Na frase: “Se tu não sabeis ficais calados.” O pronome correto seria:
a) nós
b) vós
c) elas
d) eles.


5. Reescreva as frases substituindo os pronomes destacados pelos pronomes pessoais do caso reto correspondentes.
a)      Eu e  Roberto viajaremos nas férias escolares.
 
b)      Os meninos jogaram bola a tarde toda.
 
c)       Bruna faltou à aula para ir ao médico.
 
d)      Márcia e Laura jantaram juntas depois do trabalho.
 
e)      O ladrão correu muito, mas foi preso pela polícia.
 
6. Marque a opção que possui apenas pronomes pessoais do caso reto:


a) me, nós, eles.
b) os, lhes, eu.
c) convosco, vós, elas.
d) eu, tu, els.


 
7. As palavra me, mim, comigo são pronomes pessoais do caso oblíquo, que estão:


a) na 2ª pessoa do singular
b) na 2ª pessoa do plural.
c) na 1ª pessoa do singular.
d) na 1ª pessoa do plural.


 
 
8. Reescreva as frases substituindo os nomes sublinhados por pronomes pessoais do caso oblíquo.
a) Pedi a vocês para trazerem o livro de português.
 
b) Entreguei a diretora todos os boletins.
 
c) O aluno terminou a avaliação bem rápido.
 
d) Levei o carro ao lava-jato.
 
e) A menina tomou o sorvete depressa.
 
f) Comprei as revistas no jornaleiro.
 
 


9. Sublinhe os pronomes pessoais do caso oblíquo das frases abaixo.
a) A supervisora sentiu-se comovida com o discurso dos alunos.
b) Acima de qualquer coisa nós devemos nos amar.
c) Meus parentes se entendem muito bem.
d) Por que te preocupas tanto? Não exagere!
e) Nunca me esquecerei dos conselhos de minha avó.
g) A que horas vós levantais para trabalhar?
 
10. Complete as frases com os pronomes oblíquos.
a) Ele veio encontrar-se _____________________________ na rodoviária.
b) Pedro levou ____________________________ a mala de roupas.
c) já _______________________ falei sobre a festa?
d)Você quer vir ________________________ até a praia.
e)  Carla _________________________________ contou tudo o que ocorreu.
f)     Desejo ______________________ felicidades sempre.


 
11. Use os pronomes eu ou mim nas frases abaixo.
a) Traga o jornal para ______ ler.
b) Quero a roupara para ______ vestir.
c) Para ________ é importante estudar.
d) Arranjei um emprego para _______________.
e) Ele disse aquilo para ______________ ouvir.
f) Comprei uma blusa para __________________.
g) Para ___________, você é especial.
 
12. De acordo com a atividade acima, podemos afirmar que:
a) sempre que houver um verbo no infinitivo, devemos usar a 1ªpessoa do singular do pronome pessoal do caso reto.
b) as regras para o uso dos pronomes eu e mim são as mesmas.
 
13. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.


1-  Senhor, senhora, senhorita.
2-    Vossa Santidade
3-    Vossa Majestade
4-    Vossa Alteza
5-    Vossa Excel
 
 
(     ) Papa
(     ) Princípes e princesas
(     ) Altas autoridades
(     ) Pessoas em situação cerimoniosa
(     ) Reis, rainhas, imperadores.
(     ) Pessoas com quem não se tem intimidade, pessoas mais velhas.


 

14- Ao escrever uma carta para a presidente do nosso pais , devemos usar o pronome de tratamento.

a)      Senhora

b)      Vossa Excelência

c)       Vossa Santidade

d)      Você.

15- É correto afirmar que a palavra você é um pronome:

a)      Pessoal do caso reto.

b)      Pessoal do caso obliquo.

c)       Pessoal de tratamento.

d)      Nenhuma das anteriores.

84 comentários:

  1. Adorei sua prova..... mas a pergunta e a seguinte, Do que adianta fazer exercícios de pronome sem o gabarito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ela não publicou o gabarito porque os visitantes são, normalmente, professores de Língua Portuguesa.

      Excluir
    2. Muito boa sua prova . Usei para fazer revisão do conteúdo com os meus alunos. Muito obrigada!

      Excluir
    3. Muito boa a prova meu professor fez uma prova dessa igualzinha a diferença foi que a prova foi pro 6 ano e não pro sétimo ano ai eu tirei 9,5

      Excluir
    4. Muito boa mesmo. Concordo com você, o gabarito é importante, mesmo que sejam professores de Português quem mais acessam, procuramos algo mais prático, para que não precisemos perder tempo corrigindo.

      Excluir
  2. Boa Tarde! Poderia enviar o gabarito?

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, gostei e recomendei... poderia se possível publicar mais exercícios deste. Agradecida desde já!

    ResponderExcluir
  4. por favor poderia enviar o gabarito??
    email:
    felicidae201056@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. por favor poderia enviar o gabarito??
    email:
    felicidae201056@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. por favor poderia enviar o gabarito??
    email:
    felicidae201056@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. por favor me envia o gabarito email gabysouza13112003200924@gmail.com me envia hoje mesmo por favor

    ResponderExcluir
  9. Você poderia enviar o gabarito, por favor, para cfspass@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Você poderia enviar o gabarito, por favor, para cfspass@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite! Por gentileza, poderia enviar o gabarito das atividades?.Muito obrigada.
    E-mail: lucicleideveronica@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Poderia enviar o gabarito para o e mail: nathii.mell@gmail.com ! Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. mande o gabarito para joseildabarros2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. mande o gabarito pra mim adriana.souza.97@outlook.com

    ResponderExcluir
  15. gostaria se possível receber o gabarito. sou estudante. itana.claudia@hotmail.com. Obrigado

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de receber o gabarito ! aurelia.albuquerque@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. gostaria de receber o gabarito agdacatlegal@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Poderia enviar o gabarito? Desde já agradeço. E-mail: gerri-2006@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Pode me enviar o gabarito? Obrigada! 45cavalo45@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Rvm.sales@outlook.com
    Enviar o gabarito.

    ResponderExcluir
  21. gostaria de receber o gabarito coelhoaverdoro@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Olá, gostei muito, porém faltou o gabarito.
    Tem como enviar para o e-mail superstaroficial19@gmail.com?
    Agradeço.

    ResponderExcluir
  23. Poderia mandar o gabarito por favor e-mail:thaisgomesa95@gmail.com
    Por favor prícino do gabarito
    Muito boa prova

    ResponderExcluir
  24. Poderia mandar o gabarito por favor e-mail: teacherivone@gmail.com
    Por favor gabarito

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde,..
    Poderia me enviar o gabarito no email: bethaniaprofessora@yahoo.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  26. GOSTEI MUITO, EXCELENTE.MAS PODERIA ME ENVIAR O GABARITO
    matias,rodriguesbrhousedf@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. gostaria de receber o gabarito.
    fabigeo2007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. gostaria de receber o gabarito.
    fabigeo2007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Gostaria de receber o gabarito, adorei essa prova. suzycandida@hotmail.com

    ResponderExcluir

  30. Poderia me enviar o gabarito no email: marretinha42@gmail.com

    ResponderExcluir

  31. Poderia me enviar o gabarito no email: marretinha42@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Otima atividade! Gostaria de receber o gabarito. Zoelmacorreia@gmail

    ResponderExcluir
  33. Olaaa!! Poderia por favor enviar o gabarito. dianaegyto@hotmail.com
    Desde ja agradeço. 😘

    ResponderExcluir
  34. Alguém pode me enviar o Gabarito oficial? telmias@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Alguém pode me enviar o gabarito oficial, por favor. rarj.paredes@uol.com.br. Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
  36. Vc poderia enviar a chave de correção

    ResponderExcluir
  37. Vc poderia me enviar a chave de correção!?

    ResponderExcluir
  38. Vc poderia me enviar a chave de correção .

    ResponderExcluir
  39. Adorei sua prova mas poderia enviar o gabarito por favor

    ResponderExcluir
  40. Manda o gabarito rafahtube43@gmail.com

    ResponderExcluir
  41. bom dia, estou ajudando minha sobrinha a estudar para um teste seletivo de uma escola muito boa de minha cidade. não sou professora de português e amei sua prova, por favor se possível, me envie o gabarito
    meu email: marilea.puget@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Muito boa sua prova, por gentileza me envie o gabarito para enicedefaria@gmail.com. Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
  43. Gostei muito da prova. Poderias enviar o gabarito para anpsantospoa@gmail.com
    Abraços!

    ResponderExcluir
  44. Vc poderia por favor mandar o gabarito.mewry-maria@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Acho que o responsável por essa página não publica mais nada aqui, pois a última postagem foi em 2018. Colegas, sugiro procurar outras páginas mais atualizadas com a nova BNCC.

    ResponderExcluir
  46. Gostei gostaria que você enviasse o gabarito para o meu email

    ResponderExcluir
  47. Envia por favor o gabarito para suelipereira08121964@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Alguém pode me enviar o gabarito, por favor ana_luciapaiva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Oi, bom dia! Me envia o gabarito por favor! thayse789@hotmail.com

    ResponderExcluir
  50. Muito boa a prova usei para a avaliação dos meus alunos do sétimo ano

    ResponderExcluir